O Instituto
Painel de Azulejos da residência da artista na rua Bernardino dos Santos, no bairro de Santa Teresa (RJ), c.1968
Apresentação
O Instituto Pintora Djanira, entidade sem fins lucrativos, foi criado com o objetivo de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das questões abordadas por Djanira (1914-1979) em sua obra, realizada entre os anos 1940 e 1970.
Fundado em 2021 por Eduardo Taulois e Fernanda Lopes, o Instituto Pintora Djanira tem como missão preservar, pesquisar e disseminar a obra e a memória desta importante artista brasileira, assim como o contexto histórico-cultural do modernismo brasileiro, no qual a sua produção se insere. Em quase quatro décadas de trabalho, sua obra lidou com a religiosidade brasileira, a presença indígena e africana, o cotidiano da classe trabalhadora, a prática da pintura e a relevância da mulher na construção da ideia de brasilidade. Sua abordagem chama atenção na criação artística do período e as questões abordadas permanecem importantes e atuais.
Nossa atuação, combinando projetos de curto, médio e longo prazos, busca estimular a reflexão sobre arte, cultura e educação através de programas transdisciplinares e a promoção de novos saberes, além do fomento à produção artística, crítica e cultural de maneira inovadora e democrática. Tudo isso a partir do pensamento e da reflexão não só sobre a obra deixada por Djanira, mas também da sua repercussão ao longo do tempo, para assim reafirmar sua potência e sua contribuição para a discussão de questões relevantes para a atual produção artística e crítica brasileira.
Com esse trabalho, o Instituto Pintora Djanira deseja ser um parceiro no processo de valorização da história da arte brasileira e no estímulo da produção da arte e do pensamento contemporâneos.
Catalogação
Parte importante do trabalho do Instituto Pintora Djanira está na conservação e catalogação de obras da artista e de documentos referentes à sua produção. Esse processo, envolvendo coleções institucionais e privadas em todo o Brasil, está dividido em etapas e tem como objetivo principal a preservação e disseminação da obra e do legado de Djanira.
A constituição desse amplo acervo de obras e documentos estará gradativamente disponível para consulta pública em nosso site, estimulando o contato do grande público com a produção de Djanira e colaborando com propostas mais específicas, como o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e exposições de arte. O projeto de catalogação também será base para o catálogo geral com toda a obra de Djanira e contará com a análise e a verificação dos trabalhos a partir de critérios objetivos, elaborados pelo Comitê de Catalogação instituído pelo Instituto Pintora Djanira. Para isso, os membros do comitê contribuirão com seus reconhecidos conhecimentos técnicos e pontos de vista decorrentes de suas múltiplas experiências profissionais. O Comitê e os processos de catalogação estão sendo estabelecidos. Nesta fase inicial, o Instituto não concederá certificados ou atestados de autenticidade das obras de Djanira da Motta e Silva, embora detenha a licença exclusiva para tal, nos termos do art. 24 da Lei de Direitos Autorais.
O ano de 2024 marca o 110º aniversário de nascimento de Djanira da Motta e Silva e o lançamento do nosso site, incluindo o resultado da primeira etapa do processo de catalogação da obra da artista. Este projeto, realizado entre julho e setembro de 2024, foi possível graças ao patrocínio do Itaú e ao apoio institucional da Pinakotheke. Os itens catalogados estão disponíveis aqui para consulta pública.
Direitos Autorais
O Instituto Pintora Djanira é o único responsável por negociações e autorizações específicas para o uso de imagens da artista em publicações, licenciamentos ou afins, em consonância com a legislação sobre Direito Autoral e, em especial, com o estatuto desta entidade.
Para autorização de uso de imagem ou cessão de direitos autorais, entre em contato conosco.
Quem somos
-
Eduardo Taulois
Diretor-geral
-
Fernanda Lopes
Diretora Artística
-
Hugo Bianco
Diretor de Relações Institucionais
-
Claudia Noronha
Comunicação
Projeto Djanira – Fase 1 | MinC (2024)
-
Eduardo Taulois
Coordenação Geral
-
Fernanda Lopes
Curadoria
-
Hugo Bianco
Produção
-
Lígia Dias
Assistente de produção
-
Dupla Design
Comunicação Visual
-
Novadata
Site
-
Mônica Vilella
Assessoria de Imprensa
-
Domi Valansi
Gestão de Mídias Sociais
-
Pinakotheke Cultural
Consultoria Técnica
-
Jaime Acioli
Fotografia
-
Mateus Vieira
Museólogo
-
Ifisi
Tradução em Libras
-
Solange Noronha
Revisão
-
Contactus
Áudio e video
-
Clarice Magalhães
Gestão de recursos incentivados
-
André Cruz
Contabilidade
-
Pitanga Bastos Advogados
Assessoria Jurídica